Correio Popular Notícia



QUEIMADAS
Campanha realiza ?Visita Casa a Casa?

Data da notícia: 16/08/2014
Foto:

(Da Redação/Assessoria) O bairro Nova Esperança localizado no 2º Distrito de Ji-Paraná, recebeu na última quarta feira (14) a operação ?Casa a Casa?, realizada por técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), acompanhados por militares do Corpo de Bombeiros e de uma acadêmica do curso de Gestão Ambiental da Unopar. As visitas aos moradores tiveram como objetivo alertar sobre os perigos e prejuízos que as queimadas urbanas podem causar à própria população. Durante a abordagem, as equipes prestaram esclarecimentos às famílias e distribuíram o panfleto educativo ?Evite Queimadas ? Salve o verde antes que tudo vire cinzas?, editado pela Semeia.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140816-151.jpg[/IMG] De acordo Maurício Boss, da Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA) da Semeia, praticar queimada é crime previsto na Lei 1113/2001 do Código Ambiental Municipal em seu artigo 99: ?Ficam vedadas a queima ao ar livre de resíduos sólidos, líquidos ou de qualquer outra natureza [...]. Quando pego em flagrante, o infrator responderá criminalmente e arcará com multa que pode chagar a cinco mil reais, dependendo da gravidade da queimada. ?O que estamos mostrando aos moradores é que as queimadas não compensam, pois além do ônus financeiro, trazem consequências danosas ao clima, ao solo e aos animais, contribuindo para agravar problemas respiratórios principalmente em crianças e idosos?, ressaltou. As multas podem ser aplicadas tanto por fiscais ambientais da Prefeitura quanto pela Polícia Militar Ambiental.
Mauricio Boss, frisou também que aquela foi a segunda visita da Semeia ao bairro Nova Esperança, pois no ano passado foi realizado ali um grande ?arrastão? de visitas casa a casa, com a participação da Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros e entidades ambientais parcerias. O bairro era apontado como um dos que registravam maiores índices de queimadas na cidade. Naquela ocasião, houve inclusive alguns flagrantes de queimadas no momento das visitas, mas ninguém foi multado, apenas advertido e orientado a não continuar com essa prática perigosa. Já nas visitas da última quarta feira, não foi constatada nenhuma queimada ativa, apenas alguns vestígios de pequenas queimadas em frente a algumas residências.

VISITAS - Para o presidente da associação de moradores do bairro, Jader de Souza Brito, a primeira visita surtiu efeito positivo quanto à diminuição das queimadas. ?Para nós foi muito boa aquela campanha do ano passado, pois muitas famílias deixaram de queimar os lixos dos seus quintais e na minha casa mesmo, também estamos sempre cuidando para que ninguém queime papelão ou outros materiais que a gente às vezes queimava. Diminuiu pelo menos cinquenta por cento das queimadas em nosso bairro?, avaliou o presidente. As visitas a outros bairros continuarão durante o período de estiagem. Os moradores podem denunciar anonimamente qualquer ocorrência de queimadas que observarem, ligando para o telefone da Semeia: 3411-4204.

Fonte:






Noticia vista 11056 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.